sugestões de uso deste blog

bem vindo e bem vinda. este é um labirinto herege: um desafio para medir a astúcia de quem me visita; um convite à exploração sem mapas e vista desarmada. aqui todas as direções se equivalem. as datas das postagens são irrelevantes. a novidade nada tem a ver com uma linha do tempo. sua estrutura é combinatória. pode começar de onde quiser. seja de uma imagem, de um texto, de um vídeo ou mesmo de uma música. há uma infinidade de escolhas, para iniciar a exploração, para explorar esse território e para finalizá-la. aproveite.

gUIA prÁtIcO pArA IndIgEnIzAr-sE

há anos venho rastreando o processo de brasilerização dessas terras: reconstruindo as pegadas daquilo que poderia ser um "pensamento brasileiro"; procurando as pistas mais expressivas para a formação de suas paixões, afetos e pré-conceitos. encontrei tantos tesouros, fantasmas e lendas ao mesmo tempo em que encontrei tantas coisas inclassificáveis. e nestas constitui minha realidade: é preciso abandonar o mito de ser "brasileiro/a"! por razões fáceis de serem vistas, inclusive desde já numa olhadela mais superficial:
  1. a língua oficial é a do invasor: português;
  2. a religião dominante é a do invasor: cristianismo;
  3. a arquitetura clássica é de um helenismo greco-romano mal feito;
  4. sua constituição federal é uma cópia de modelos europeus;
  5. as leis são romano-portuguesas costuradas com o direito germano;
  6. o hino nacional é um plágio de marchas militares europeias com versos traduzidos;
  7. a inspiração republicana é a revolução francesa;
  8. a economia e tudo o que gira a seu redor são determinadas pelo mercado internacional;
  9. os temas de discussão filosófica e seus filósofos são todos alegremente importados.
o mito de ser brasileiro/a corresponde ao eterno correr a trás, feito por uma minoria rancorosa com pretensões transnacionais, de algo veloz, difuso e escorregadio chamado "mundo ocidental". mundo este em decadência deste sua gestação. mundo este que jamais deixou de ser um delírio pós-império turco-otomano e cuja práxis é a violação de outros mundos: deixou de ser periferia com a pilhagem das américas tornando-se centro irradiador de violências para com outros estares humanos. 

e se parássemos de ter de correr a trás? o que aconteceria? pelo o quê corremos tantos? estamos perdendo alguma coisa que no exterior já é um ganho? há o quê para se ganhar? e se deixássemos de lado esse mito de ser brasileiro/a o que aconteceria? pois bem, abriríamos mão das distopias ansiosas e distantes de futuros promissores irrealizáveis e abraçaríamos utopias que estão acessíveis ao toque, até mesmo por distração, no presente, no dia a dia, na cotidianeidade. 

sendo assim, que tal a liberdade? vamos experimentar? que tal fazermos de nós mesmos/as um experimento? um invento? e se não der certo? não tem problema, tentaremos outra coisa. e então? vamos?

"guia prático para indigenizar-se"  


[1] para baixar em pdf:

[2] para visualizar como livro virtual: 


dica de trilha sonora para essa publicação:

Comentários:

Postar um comentário

quando falamos "eu penso que...", quem será que escondendo? a voz do pai? da mãe? dos/as professores/as? padres? policiais? da moral burguesa ou proletária? ou as idéias de alguém que já lemos? escutamos? ou...
 
[A]m[A]nt[E]:|:d[A]:|:h[E]r[E]sIA © Copyright 2009 | Design By Gothic Darkness |